top of page

SOBRE

            O nome da escola “MARCELINO LUIZ DE ANDRADE”, foi escolhido em homenagem a um antigo morador da cidade e que foi colaborador em diversas instituições de caridade enquanto era vivo.

            Marcelino Luiz de Andrade nasceu aos trinta dias do mês de agosto de 1892, na cidade de Araucária, no bairro da Estação. Era filho de Josefa Prestes e José Luís de Andrade. Aos doze anos perdeu sua mãe e teve que abandonar a escola para ajudar o pai a cuidar dos seus irmãos. Em julho de 1918, perdendo o seu pai, assumiu toda a responsabilidade sobre a família, enfrentando sérias dificuldades financeiras.

             Os relatos sobre a época nos dizem que conseguiu superar esta etapa difícil da sua vida e se tornou um cidadão conhecido e respeitado no município. Católico foi um dos que iniciaram a construção da Capela de Santo Antônio da Estação de Araucária.

Faleceu em 20 de janeiro de 1968, com 76 anos de idade.

            A “Escolinha velha”, como era chamada, começou a funcionar em 1973. Na época ela era apenas uma sala de aula, dentro da Olaria Pioli, motivo pelo quais os moradores do bairro o chamavam de “Vila Pioli”.

            As primeiras turmas foram classes multisseriadas, sendo os alunos filhos de colonos e funcionários da Olaria. Pelo que se sabe, esta “escolinha”, era mantida pelo dono da Olaria. A única funcionária era uma professora, que além de lecionar, fazia a limpeza da escola e a merenda.

           Na época o bairro tinha uma atividade predominantemente agrícola, principalmente plantações de batata e milho. Havia poucas casas, pequenas ruas sem asfalto e o serviço de ônibus era muito precário.

            No ano de 1992, foi inaugurado o novo prédio da Escola Marcelino Luiz de Andrade e no ano de 2007, o prédio da Escola cede espaço para o funcionamento do Colégio Estadual Cleide Leni Kurzawa, pertencente à Secretaria do Estado do Paraná, que passa a ofertar Ensino Médio, no período da noite.

            Hoje, 2007, atendemos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, contando no total com 22 turmas nos turnos manhã e tarde.

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

             A concepção de educação assumida pela Escola Municipal Marcelino Luiz de Andrade é a Pedagogia Histórico Crítica, de acordo com as Dirretrizes Curriculares Municipais de Araucária (2012). Esta Proposta Pedagógica parte da compreensão da educação de forma mais ampla, como a formação “omnilateral” do homem (aquele capaz de compreender a “totalidade” da sociedade da qual faz parte). Se admite que ela não acontece apenas na escola, mas por meio das diversas instituições sociais (igreja, família, associações, sindicatos, mídia, etc.).

         Nesse sentido, a escola é um espaço privilegiado, pois tem por objeto o trabalho específico com o conhecimento. E, é este caráter privilegiado da escola que precisa ser aproveitado, na medida em que esta escola pública, gratuita, universal, se diz comprometida com os interesses da classe trabalhadora. Assim, é preciso se fazer uma opção que é ética, que é política: organizar o trabalho pedagógico da escola no sentido da manutenção ou da transformação, das relações sociais estabelecidas. Nosso compromisso é com a formação de pessoas que possam contribuir com a transformação social.

“Por mais brilhante que a estratégia seja,
você deve sempre olhar para os resultados.”

Winston Churchill

“Sei que as coisas podem até piorar, mas sei também que é possível intervir para melhorá-las”

Paulo Freire

bottom of page